DE / EN / ES / SE / PT

PONTE PILAS

Treading Water - 25.06.2021

Com influências de The Sex Pistols a Oasis, Ponte Pilas*, com base em Berlim, traz à tona o que o rock realmente simboliza: Diversão e loucura em doses perigosas. O quarteto escocês-equatoriano combina riffs acutilantes com melodias arrebatadoras, tornando as suas canções totalmente contagiantes. O seu último single, Treading Water, marca uma viragem introspectiva na direcção da banda, afastando-se do espírito naturalmente rebelde e explosivo para criar um trecho épico, simultaneamente despojado e sentimental.

 

“É música pura e dura. Um autêntico murro no estômago que cresce na voz do cantor Calum Bolland e que reflecte um sentimento de ennui e abstracção - sobre um toque de guitarra com influência blues. A banda coalesce à volta de um groove lânguido, que progride e se amplifica em intensidade antes de explodir num solo de guitarra eletrificante e cravado, provocando uma verdadeira epifania purificante: a esperança ainda existe.”

 

Escrita no início do ano passado, quando os planos para a digressão da banda foram subitamente cancelados, juntamente com todos os desafios com que 2020 nos apanhou de surpresa, Treading Water reflete um momento transicional para um novo mundo inteiramente desconhecido. Os arranjos musicais deste single, gravado ao vivo e de produção mais despojada, conjugam-se com uma certa vulnerabilidade transmitida pela interpretação vocal.

 

Fazendo lembrar osThe Black Keys e os Dead Weather, a canção evoca as raízes blues do rock, mas com uma sonoridade distintamente moderna.

Os temas são particularmente atuais, nestes momentos de definhamento e estagnação vividos por tantos, à escala mundial. O clímax da canção aponta para uma salvação possível, um grito agregador da esperança num futuro possível.

 

Os quatro membros de Ponte Pilas gravam música juntos desde 2017. A última gravação foi feita exclusivamente com equipamento original dos anos 60 e 70 na Impression Recordings em Berlim. Com a comparticipação do engenheiro de gravação Robbie Moore (Florence & the Machine, Babyshambles), do engenheiro de mistura Andy Baldwin (Björk, Oasis, The Who) e da engenheira de masterização Mandy Parnell (Paul McCartney, Depeche Mode), este último single representa mais um importante desenvolvimento e ampliação na viagem da banda.

 

(*expressão que significa, literalmente, “Poe as pilhas” e equivale à nossa expressão coloquial “dá-lhe carga”) 



Biografia

Ponte Pilas (expressão que significa, literalmente, “Poe as pilhas” e equivale à nossa expressão coloquial “dá-lhe carga”) é uma banda de rock berlinense, formada em fevereiro de 2017 e composta pelo vocalista escocês Calum Bolland e os equatorianos Daniel Rivera (bateria), Ismael Rivera (guitarra) e Alejandro Iturralde (baixo). Sendo verdadeiros “animais de palco,” com riffs de guitarra cativantes, uma secção rítmica propulsora e refrões arrebatadores, os seus espetáculos ao vivo  rapidamente consolidaram a sua reputação de serem um dos grupos mais promissores da vibrante cena musical de Berlim.

 

Levando a frequentes comparações com Oasis, The Hives e os Stooges, a música de Ponte Pilas revela uma sensibilidade para ganchos musicais memoráveis e combina elementos tanto do rock contemporâneo como do clássico. As letras são visionárias e abrangentes, com influências de Hunter S. Thompson e Charles Bukowski. Este repertório presta-se a atuações ao vivo com uma tal energia e intensidade que elevam a participação do público a um completo frenesim.

 

Depois de ter já actuado em recintos lendários de Berlim, tais como SO36, SAGE Club e esgotado um espetáculo como cabeça de cartaz na Musik & Frieden, Ponte Pilas fez no ano passado uma digressão pela Alemanha e por toda a Europa. Unidos por uma filosofia muito simples: fazer com que cada espetáculo seja o mais delirante e único possível, os membros de Ponte Pilas fazem a música que amam. Seguiram-se digressões como banda de apoio a The Wedding Present e The Legendary Tigerman.

 

Premiados em 2019 pela Comissão de Música de Berlim com o Prémio Público ‘Listen to Berlin’, juntamente com um showcase na convenção Most Wanted: Music convention, a banda tem vindo a merecer aclamação por parte dos insiders do meio musical. Tendo recentemente participado numa turnê alemã juntamente com as estrelas pós-punk King Nun, a banda gravou um novo E.P. ‘So It Goes... ' com Robbie Moore da Impression Recordings em junho de 2020. Este será lançado, após singles do disco, no início de 2021.

Releases

acidbounce29.jpg

Acid Flashback #4

Ponte Pilas

April 23, 2021

clickbait.jpg

Clickbait

Ponte Pilas

March 12, 2021

Last Of A Dying Breed - Offical Artwork.

Last Of A Dying Breed

Ponte Pilas

Jan 29, 2021

Eye For An Eye

Ponte Pilas

May 17, 2019

Sound & Colour

Ponte Pilas

December 6, 2018

Out Of My Head

Ponte Pilas

October 7, 2018

Management & Label

Anton Rangardt - anton@pianolarecords.com

Juan Velez           - jay@pianolarecords.com

PR

Single #4 - Treading Water

Part of EP 'So It Goes'

Downloads: 

Artwork - Music - Press Photos

Treading Water - Music Video

Listen

Photos

Ph: Tobias Humble
Ph: Tobias Humble

press to zoom
Ph: Tobias Humble
Ph: Tobias Humble

press to zoom
Ph: Tobias Humble
Ph: Tobias Humble

press to zoom
Ph: Tobias Humble
Ph: Tobias Humble

press to zoom
1/3

Video